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Stellantis anuncia a chegada dos primeiros veículos híbrido-flex da marca Fiat ao Brasil. Eles terão a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida pela empresa, e já estão sendo produzidos no Polo Automotivo de Betim. O lançamento deve acontecer em novembro deste ano. Os modelos escolhidos são os novos Fiat Fastback e Pulse Hybrid.

Os modelos contarão com um sistema micro-híbrido de 12V, associado ao motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm. Uma novidade será a cor Azul Amalfi, exclusiva para a linha Fastback. O sistema híbrido ajuda a reduzir o consumo e a emissão de poluentes, com um motor elétrico que oferece 4 cv, mas sem aumentar a potência total do carro.

Os novos Fiat Pulse e Fastback Hybrid já estão sendo produzidos em Betim (MG) e são esperados apenas nas versões topo de linha, Impetus e Audace. Além disso, já se comenta em algumas páginas da internet os números de consumo aprimorados para o Fastback Hybrid: na cidade, o consumo com etanol sobe de 8,1 km/l para 9,6 km/l e com gasolina de 11,3 km/l para 12,6 km/l. Na estrada, o consumo com etanol aumenta de 9,7 km/l para 10,9 km/l, enquanto com gasolina permanece em 13,9 km/l.

Com os investimentos recordes de R$ 32 bilhões na América do Sul, serão lançados mais de 40 produtos e 8 powertrains ao longo dos próximos anos. A produção dos primeiros veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid é flexível e pode ser integrada a diversos modelos fabricados pela Stellantis, sendo compatível com todas as linhas de produção da empresa na região. 

Bio-Hybrid: entenda como funciona 

A tecnologia Bio-Hybrid faz parte da rota tecnológica da mobilidade sustentável e acessível adotada pela Stellantis, para potencializar as virtudes do etanol como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos. 

A Stellantis desenvolveu quatro plataformas para aplicação no Brasil: 

Bio-Hybrid: traz como elemento um novo dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. Trata-se de equipamento capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, que gera torque adicional para o motor térmico do veículo e também energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-Íon de 12 Volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo. O sistema gera potência de até 3KW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.  

Bio-Hybrid e-DCT conta com o serviço de dois motores elétricos. O primeiro deles é o que substitui o alternador e o motor de partida. Adicionalmente, outro motor elétrico de maiores proporções é acoplado à transmissão. Uma bateria de Lítio-Íon de 48 Volts dá suporte ao sistema e também é alimentada pelos dispositivos. É realizada uma gestão eletrônica, que controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia.  

Bio-Hybrid Plug-in conta com bateria de Lítio-Íon de 380 Volts, recarregada através de sistema de regeneração nas desacelerações, alimentada pelo motor térmico do veículo ou, por fim, através de fonte de alimentação externa elétrica (plug-in). A arquitetura conta ainda com motor elétrico que entrega potência diretamente para as rodas do carro. O sistema gerencia operação entre modo térmico, modo elétrico ou híbrido otimizando eficiência e economia.  

BEV (100% Elétrica) é totalmente impulsionada por um motor elétrico de alta tensão alimentado por uma bateria recarregável de 400 Volts, por meio de sistema de regeneração ou através de plug-in. A arquitetura oferece torque instantâneo, com acelerações rápidas e responsivas. O sistema possui sonoridade customizável e conta com desempenho, mesmo a baixas velocidades.